Há alguns dias atrás, li, aqui no blog, uma postagem da Pryscila Duarte falando sobre o livro Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado. A Pryscila recomendava a leitura dele e dizia sobre a sua importância para trabalhar as questões raciais com os alunos.
Já havia lido este livro e, recentemente, li novamente para os meus alunos (turma de 1º ano). Foi muito bom levá-lo para escola e poder, através dele, fazer com que os meus alunos refletissem sobre as questões raciais e as diferenças.
Além do livro, levei para escola um vídeo, que achei no you tube, sobre o livro, na verdade é a história, mas em vídeo.
Enquanto educadores, devemos lançar mão de obras como essas, e fazer delas nossas aliadas.
Abaixo segue o link do vídeo.
Vale a pena assisti-lo
Blog criado na disciplina Relações Etnicorraciais na Escola; Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, em Niterói. O Blog foi uma ação integrada entre as turmas da manhã e da noite do segundo semestre letivo de 2011. No blog você encontrará conteúdos relacionados diretamente às Diretrizes Curriculares da Lei 10.639/2003 e 11.645/2008. O blog é aberto para leitura e comentários. Fotos do mosaico: Paulo Carrano. Foto dos lenços coloridos: Patricia Abreu.
sábado, 10 de dezembro de 2011
Literatura Infantil: Uma aliada para trabalhar as questões raciais na escola
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esse programa é muito bom e esse episódio,é bem legal! é uma maneira de interagir com a criança,além de trabalhar com temas como a inclusão social e o racismo nas escola,porém de modo lúdico e o qual além de simplesmente contar uma estória,também conta um pouco sobre o autor e sua inspiração! assim reportando o aluno ou até mesmo o telespectador a uma outra visão e um melhor entendimento do assunto! Desda maneira facilitando o relacionamento entre professor e aluno e auxiliando na introdução desses novos conceitos e temas!
ResponderExcluirmeu nome é Ana Paula Xavier e, trabalho em uma escola onde comer feijoada e jogar capoeira é trabalha a lei 10 639/03.É uma vergonha....
ResponderExcluirCara Ana, na minha opinião feijoada e capoeira são elementos da cultura afrobrasileira e poderiam, perdoe o trocadilho, fazer parte, sim, do "cardápio" de atividades curriculares de valorização das relações etnicorraciais na escola. Mas, é claro que isso deveria estar integrado num projeto político pedagógico mais amplo. Talvez, esteja aí a razão de sua crítica, não?
ResponderExcluirAbraços,
Paulo Carrano