domingo, 4 de dezembro de 2011

A luta dos indígenas Guaranis em Camboinhas – Niterói/RJ

A aldeia dos índios Tupis-Guranis originários de Parati-Mirim foi incendiada criminosamente para tentar forçar a saída deles da pequena área que ocupam no final da praia da Camboinhas em Niterói-RJ.

Artistas se uniram para chamar a atenção para o problema, já que além do incêndio os índios já sofriam ameaças constantes por estarem ali. Alguns poucos homens e muitas mulheres e crianças moram lá, são um povo humilde, pacífico e acolhedor que não incomodam a ninguém e vivem de vender artesanato, além de se tornarem rapidamente uma grande atração turística do local. Porém interesses escusos querem tirar esse belo povo que muito tem a nos ensinar dessa área que é repleta de sambaquis de muitos povos indígenas que viveram em Niterói por séculos antes dos portugueses chegarem. (Fonte: Jornal O Fluminense - 25/07/2008)

O vídeo mostra como ficou a aldeia dos índios Guaranis em Camboinhas depois do incêndio sofrido pela tribo, em 18 de julho de 2008. E a sua reconstrução e reinauguração, em 13 de setembro de 2008, com o apoio de pessoas e entidades que lutam em defesa da preservação da cultura indígena brasileira.


http://www.youtube.com/watch?v=zrxSCkJo7aI&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=Rr2XcQOpr_c


Arte e cultura - Turma da manhã - grupo:

Lusimeire Santos Do Nascimento

Maria Betânia da Silva

Samilla Alvim Tibúrcio

Talita Christian



Nenhum comentário:

Postar um comentário