sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Literatura Infantil e Discriminação Racial

O negro na literatura infantil: apontamentos para uma interpretação da construção adjetiva e da representação imagética de personagens negros.
Valdinei José Arboleya




Pensando numa educação para as relações étnico -raciais, a literatura infantil apresenta-se como uma perspectiva instigante junto à necessidade de reformulação dos padrões ideológicos. A prática pedagógica do trabalho com literatura infantil e contação de história deve embasar-se em outros aspectos dos contos clássicos, possibilitando um contato crítico com a obra e ao mesmo tempo, utilizar obras e que se verifique o negro desempenhando papel principal ou em atividades socioeconômicas valorizadas, (...)

Artigo na íntegra, disponível em http://www.africaeafricanidades.com/documentos/O_negro_na_literatura_infantil_apontamentos.pdf

Fonte: Revista África e Africanidades - Ano I - n. 3 - Nov. 2008 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com

Postado pelo grupo: Boas Práticas na Escola - Cristiane Fagundes, Priscila Martins, Pryscilla Duarte e Ramaiana Prado.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com o autor. Não somente concordo como pratico de forma de forma mais sistemática desde 2005, quando fiz o curso Africanidades pela Unb. O trabalho que foi mais aprofundado e rico foi o Projeto "Descortinando preconceitos através de leituras", em 2009, na Escola Municipal Infante Dom Henrique, junto aos alunos de 4ºano do 2º ciclo do Ensino Fundamental. Eles construíram livros com diversos estilos em que o negro era protagonista, conclusão: Palmira Sila, coordenadora de Relações étnico-raciais da FME, apresentou o meu trabalho no Canal Futura, no final do ano passado, os alunos não somente escreveram histórias que retratam a realidade de adolescentes negros da favela Nova Brasília como se desenharam e se reconheceram como negros. Essa é uma parte do trabalho...adoraria trocar essa experiência com vocês.
    Josiane Peçanha- Professora da Rede Municipal de Niterói

    ResponderExcluir