domingo, 16 de outubro de 2011

Racismo durante o campeonato inglês de futebol

Estava navegando no site da uol e li uma reportagem que me chamou a atenção. Depois do tão polêmico caso com o jogador Roberto Carlos, observamos mais um caso de racismo nos gramados de futebol, desta vez durante o campeonato inglês. Estes casos demonstram que o racismo ainda continua presente nos dias atuais, mesmo depois de muitas discussões e de implementações de leis que buscam romper com a discriminação racial.
Segue a reportagem:


Francês Evra acusa uruguaio Suárez de racismo na Inglaterra

A polêmica do racismo no futebol ganhou um novo episódio na Europa. O francês Patrice Evra acusou o uruguaio Luis Suárez de tê-lo insultado pelo menos dez vezes durante o empate por 1 a 1 entre Liverpool e Manchester United, no último sábado, pelo Campeonato Inglês.

“Havia câmeras [para registrar]. Ele sabe o que disse e o árbitro também sabe. No ano de 2011 já não se pode dizer coisas assim. Não vou repetir, é uma palavra racista e ele disse pelo menos dez vezes”, declarou Evra.

O atacante do Liverpool se defendeu e negou ter insultado o lateral do Manchester United. “Estou triste com essas acusações de racismo. Só posso dizer que sempre respeitei todo mundo. Todos somos iguais. Vou a campo com a ilusão de uma criança que gosta do que faz, não para criar conflitos”, escreveu em seu Facebook.

A Federação Inglesa de Futebol comunicou que analisará o incidente para estudar possíveis punições.

Recentemente, dois casos de racismo repercutiram no Velho Continente e envolveram brasileiros. Na Rússia, Roberto Carlos deixou o campo indignado antes mesmo do término da partida do seu clube, o Anzhi, porque um torcedor atirou uma banana em sua direção.

Em março, durante o amistoso Brasil 2 x 0 Escócia, uma casca de banana foi atirada no campo e caiu próxima a Neymar, em Londres.

*Atualizado às 14h50, com agências internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário