sábado, 22 de outubro de 2011

O Rappa - Minha Alma


Gostaria de compartilhar com vocês a música e o vídeo, que foram lançados no ano 2000, mas que apresentam uma situação que se repete até hoje: o retrato de todo preconceito e racismo que existe em nossa sociedade.

Muitas pessoas conhecem e gostam da banda e das músicas, mas nem sempre param para pensar no seu impacto social e na mensagem que eles passam.

Essa música foi feita mais diretamente em relação aos conflitos de violência que ocorrem na cidade do Rio e o vídeo mostra os vários fatores que estão envolvidos nesta situação: policiais sem escrúpulos e preconceituosos que esperam apenas um gesto para interpretá-los da forma que os convém, arrastões, comércios que ficam à mercê de criminosos do morro ou da polícia, pessoas inocentes que pagam o preço da injustiça, a insegurança de estar e sair na rua e não saber o que pode acontecer, a falta de educação e programas sociais abrangentes e eficientes, dentre muitos outros.

Mais triste é pensar que quem mais precisa dessa luz e dessa consciência que apenas algumas músicas trazem, não as possuem porque já estão inseridos e alienados dentro dessa realidade sem fim.

E ainda somos obrigados a lidar com a hipocrisia e a pachorra do governo do Rio de Janeiro em fazer um comercial dizendo que o Rio está em paz.

Nem todos podem mudar o mundo, mas se cada um fizer sua parte podemos contribuir para que tudo melhore. Mais educação e mais respeito!

"Paz sem voz não é paz, é medo"

2 comentários:

  1. Parece que no Brasil, o fato de ser um jovem negro, pobre e morador de comunidade já criminaliza o indivíduo.

    Muito triste e muito real.

    ResponderExcluir
  2. Érika, ser negro e negra no Brasil é fator de risco. Ser jovem e negro aumenta as chances de morte por causas externas, principalmente, homicídios. É o que dizem as estatísticas.
    Segue matéria para nossa reflexão:
    "Jovens negros morrem mais por violência do que brancos, diz Ipea. Há mais mulheres negras morando sozinhas com filhos do que brancas. Levantamento utilizou dados do IBGE e do Ministério da Saúde". http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/05/jovens-negros-morrem-mais-por-violencia-do-que-brancos-diz-ipea.html

    ResponderExcluir