domingo, 21 de agosto de 2011

Estatísticas sobre Educação Escolar Indígena no Brasil


“Estatísticas sobre educação escolar indígena do Brasil”, elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad /MEC).
A publicação foi elaborada com base nos dados do Censo Escolar de 2005, realizado em todo o País em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação. Foram coletadas informações sobre matrículas, docentes e infra-estrutura de todas as etapas e modalidades da educação básica. Com perguntas específicas sobre a modalidade de educação escolar indígena foi possível compilar informações sobre os estabelecimentos de ensino que atendem a estes estudantes em todas as regiões brasileiras.
As análises do estudo referem-se, por exemplo, à diversidade sociocultural, às escolas indígenas no sistema de ensino, ao Censo Escolar Indígena de 1999, a docentes e estudantes, além de dados sobre infra-estrutura. A publicação também oferece uma comparação dos resultados de 1999 e 2005.
O trabalho faz parte da política nacional de educação escolar diferenciada, que é desenvolvida pelo MEC desde 1991. Seu objetivo é o reconhecimento e a valorização da diversidade étnica representada por mais de 220 povos indígenas no País. Neste sentido, o MEC desenvolve programas e projetos em parceria com os sistemas de ensino estaduais e municipais, universidades e organizações não-governamentais indígenas e de apoio aos índios.
Fonte: Informativo Inep, em 20/04/2007

Acesse o documento (81p.)

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