quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Literatura Infantil e boas práticas na escola.


Existem diversas maneiras de trabalhar a questão racial na sala de aula. Nenhuma criança nasce racista, o preconceito está inserido na sociedade. Sendo assim, cabe ao professor sensibilizar os alunos para que esses reflitam e respeitem a diversidade. A literatura infantil pode ser uma aliada do professor e contribuir significativamente para esse processo. O livro "Menina bonita do laço de fita" de Ana Maria Machado é um dos diversos livros infantis que discute a questão racial. Neste livro, a autora trabalha com a questão da origem dos indivíduos destacando que ninguém pode mudar de cor. Além disso, a beleza negra é valorizada, o que pode ser determinante na vida de uma criança negra que está acostumada com um padrão de beleza europeu.

3 comentários:

  1. Adorei a dica do livro. A literatura com certeza é um caminho muito apropriado e produtivo para que possamos trabalhar com as crianças. Além disso, com um livro como este, alem de abordarmos a temática racial, conseguimos estimular o contato das crianças com a leitura.

    ResponderExcluir
  2. Conheço o livro e também recomendo. Trabalhar com essa questão racial com crianças através de livros de literatura infatil é uma ótima estratégia.

    ResponderExcluir
  3. A literatura infantil pode ser um grande auxílio no combate a discriminação racial dentre da sala de aula. Acredito que esse trabalho deve ser feito desde a educação infantil, pois a conscientização da criança deve ser feita no princípio de sua socialização. Esse livro é uma ótima opção de trabalho com as crianças, demonstrando que a beleza está em tudo e todos.

    ResponderExcluir