sábado, 27 de agosto de 2011

Crianças negras e bonecas - teste de representação racial

Branqueamento e Racismo...será que nossas crianças ainda guardam em si preconceitos que nós adultos transmitimos através de nossas atitudes, a mídia através de personagens estereotipados e a sociedade através de ações? Como trabalhar as gerações vindouras para que essas atitudes permaneçam no passado? De que forma a escola pode transformar os conteúdos da mídia em ferramenta de conscientização para nossas crianças?

4 comentários:

  1. Alex esse video das bonecas é muito chocante, estavamso conversando sobre ele ontem mesmo!Gostei!

    ResponderExcluir
  2. Gabi, deixe-me aproveitar este comentário para estimular o debate aqui no Blog. Estou bastante contente com este início de nossa extensão das aulas aqui na Internet. As pessoas estão chegando, buscando novas notícias, socializando links, postando comentários. Ótimo! Precisamos, então, passar para um segundo estágio que é o do aprofundamento da análise e do debate. Perguntas que podem ajudar neste aprofundamento: 1. O que há de chocante no vídeo? Sobre o que estavam conversando após assistirem ao vídeo? O que mais chamou a atenção de vocês?
    Sigamos conversando!
    Abraços,
    Carrano

    ResponderExcluir
  3. Ao observar este vídeo, pude perceber que as crianças estão reproduzindo aquilo que a sociedade nos fez acreditar. A nossa cultura sempre valorizou o branco de olhos azuis e isto já está interiorizado nas crianças que certamente crescerão sentindo- se inferiorizadas. Daí a importância de trabalharmos a valorização do negro em nossas escolas e em nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  4. O vídeo evidencia um problema muito grave que consiste na super valorização da cultura branca em detrimento da cultura negra, ou seja, a sociedade está tão impregnada com com esse padrão de beleza, que uma criança negra é capaz de sentir-se menos bonita, menos inteligente simplesmente por não atender aos padrões impostos pela sociedade. Nesse sentido, fica evidente a importância do orgulho racial, pois em uma sociedade onde os negros foram desvalorizados e humilhados, o orgulho racial busca fazer com que os negros se orgulhem deles mesmos, da sua cor, da sua luta, da sua beleza.

    ResponderExcluir