domingo, 21 de agosto de 2011

Se eles soubessem...

Trailer (1':47")



Assista ao filme na íntegra no canal do Observatório Jovem no UFFtube

O documentário revela experiência escolar que aponta para a valorização da cultura negra.

O vídeo-documentário Se eles soubessem ... é uma parceria entre o Programa de Ações Afirmativas, Observatório da Juventude, ambos da UFMG, e o Observatório Jovem do Rio de Janeiro, sendo este uma das vertentes do Programa Percursos e Horizontes de Formação: ações afirmativas para universitários negros na UFMG.

O vídeo é motivado pela promulgação da lei federal número 10.639/03, que torna obrigatória a inclusão nos currículos oficiais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da História e Cultura Afro – Brasileira. A lei 10.639/03 modifica a LDB 9394/96 no tocante à inserção do estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. A referida lei propõe com esta determinação o resgate das contribuições do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.

O objetivo central da produção, portanto, é revelar por meio de imagens e depoimentos de professores/as e alunos/as do Ensino Médio uma experiência escolar que aponta para o reconhecimento e valorização da cultura negra no espaço escolar, buscando perceber as repercussões deste reconhecimento na vida dos/as jovens entrevistados/as. O foco do trabalho está na relação estabelecida entre a escola e a juventude negra e os processos de produção cultural, uma vez que, sabidamente, tais processos nem sempre são conhecidos ou reconhecidos pelas instituições.

O Observatório acompanhou em 6 visitas o trabalho do Colégio Estadual Guadalajara, localizado na cidade de Caxias no Bairro Olavo Bilac. Nesta escola há a 10 anos um núcleo de cultura negra que oferece atividades que incluem dança, música e esportes, que se desenvolvem como atividades extra-escolares não incorporadas ao PPP – Projeto Político Pedagógico. Entrevistamos as animadoras culturais do Núcleo, alunos/as e professoras e filmamos os ensaios do grupo de dança e música.

As falas dos/as entrevistados/as revelam diferentes estratégias criadas nessa instituição na busca da incorporação da cultura negra ao cotidiano escolar. Pode-se perceber também a contribuição desta iniciativa para a construção e o fortalecimento da identidade negra.

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