domingo, 4 de setembro de 2011

Comentário - Dança dos Famosos

Hoje enquanto postava materiais para o blog, acompanhava um dos programas de TV. Me chamou muito a atenção e também me deixou inquieta quando um dos participantes do programa se referia ao outro dizendo que esperava mais dele pelo fato de que as pessoas negras tem sempre, nascem com o samba no pé e por isso deveria ser um ótimo dançarino (outros ritmos) mas que acabou decepcionando por não ter dançado bem. Na verdade ele é um cantor e não um dançarino que e o fato de dançar bem ou não, de nenhuma maneira tem relação com fato de ser negro, ou seja, não tem nada a ver com a cor da pele. Fiquei aflita achando que ele não responderia ao comentário, mas respondeu que a pessoa talvez não tivesse comentado por mal, mas que ela deveria ter mais cuidado com os comentário por ser uma apresentadora de tv.
Outro comentário neste mesmo programa foi quando um dos participantes, disse que tinha como referencia um cantor americano negro, caolha, mas que quando entrava no palco ficava com dois metros de altura, loiro e de olhos azuis. O que é isto minha gente?!
Não quero polemizar, mas precisamos refletir sobre o assunto. Não existe determinismo racial mas sim condicionantes, ou seja, fatores históricos, politicos, econômicos, culturais, sociais e ideológicos que podem influenciar nas escolhas dos indivíduos, mas não determinar.
Divido minha inquietação!

Um comentário:

  1. Bárbara, não assisti ao Programa, mas o seu relato não deixa dúvidas sobre a impropriedade dos comentários do citado participante. Sem dúvida, ainda é senso comum que precisa ser desconstruído essa noção de que os negros são "naturalmente" dotados de algumas capacidades (como dançar, jogar futebol, batucar etc) e que outras (intelectuais e mais valorizadas socialmente) seriam percebidas apenas ocasionalmente em indivíduos especiais. Não se preocupe com a possibilidade da polêmica, precisamos debater para avançar. A linguagem é um campo de lutas por sentidos. Assim, não é gratuito que essas coisas preconceituosas sejam ditas até com naturalidade. Sobre o negro que se transforma em louro de olhos azuis...sem comentários!! Tomei a liberdade de inserir a TAG "Racismo" em seu post. Abraços, Paulo Carrano

    ResponderExcluir