sábado, 10 de setembro de 2011

Poema de Auto Afirmação - Jocélia Fonseca

Auto Afirmação

A beleza que nos conduz para a luta

É a mesma que nos mantém no dia a dia

Como feras de presas saudáveis

A agarrar o que nos é de direito.

Tomemos o lugar que é nosso

Que nos tomaram sem licença.

Minha licença agora, senhores outros,

Será apenas por uma questão de educação ancestral.

Mas olharei na tua cara, através dos seus olhos direi:

Não mais conduzirá meus anseios, meu amor, minha sorte!

Sou dona do meu belo black,

Da minha pele cor de noite

E do meu nariz.

Esse nariz que não passa nos moldes que você inventou padrão.

Vá se chatear você!

Quando me vê passar com um sorriso largo,

Nos meus lábios pretos largos.

Senhores opressores e preconceituosos da minha vida.

Vá se deprimir você!

Vá se inferiorizar você!

Porque eu vou passar as ruas como se fossem passarelas,

A receber esta grande rainha negra!

Jocélia Fonseca

Poetisa baiana

Este poema é de uma poetisa baiana- Jocélia Fonseca, que eu já acompanho a algum tempo. Como ela foi citada no matéria que postei, achei interessante postar este poema que é muito citado por integrantes de movimentos negros e é um dos mais conhecidos na produção de Jocélia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário