terça-feira, 13 de setembro de 2011

Miss Universo 2011 é vítima de racismo nas redes sociais

Rio - Logo após ser eleita a Miss Universo 2011, na noite desta segunda-feira, a angolana Leila Lopes foi vítima de racismo nas redes sociais. Um comentário de um usuário do Facebook causou polêmica na internet. "Leila Lopes é a Miss Universo! Conheci a preta mês passado e fez muito bem de ter prendido aquele cabelo de vassoura. Era a única elegante das 5 finalistas... todas com cara de brega. Ela não... parecia uma Barbie Black Label! HAHAHA Algo me diz que lutará pelas classes! Parabéns, macaca! :)", escreveu Marco Antonio Arcoverde Cals.


Foto: Reprodução Internet

Outros usuários da rede social resolveram denunciar seu perfil. O internauta se explicou. "É gente... tão compartilhando isso aqui! MUITO OBRIGADO facebook por ter colocado meu mural ABERTO PRA PÚBLICO como default SEM ME CONSULTAR pra QQ MANÉ ler post meu fora de contexto. Mais uma vez: Quem eu ♥ eu chamo de MACACA. Independente de cor, credo, formação, local onde reside ou se gosta da novela "Fina Estampa". Quem não, recebe OUTROS NOMES. Quem me conhece sabe disso, correto macacas? PS> E SIM, o cabelo solto dela não é dos melhores. E daí? Do meu irmão tb não é! :)", escreveu Marco.

A usuária do Facebook Clarisse Miranda Gomes, que fez campanha para denunciar o perfil do rapaz, se manifestou após a resposta dele. "Não quero espalhar o ódio, nem que o rapaz (do comentário infeliz) seja agredido na rua (NUNCA NA VIDA!!!), só acho o comentário e as desculpas foram péssimas e que o respeito ao próximo esta acima de tudo!!! Eu não acho "carinhoso" ser chamado de viado, viadinho, gorda (o), caolha, macaca, cabelo de vassoura e vários outros nomes... #prontofalei. Quem não respeita o próximo, não merece respeito! E isso vale pra tudo e pra vida!" , escreveu.

Além de receber muitos elogios por sua beleza e ficar entre os assuntos mais comentados no Twitter, Leila Lopes também teve seu nome relacionado a comentários preconceituosos. "Primero Obama depois miss Angola, agora o que falta? Que Deus baixe do céu e seja um negro? Por favor..." escreveu um internauta.

LEIA MAIS: Vila Isabel convida Miss Universo para desfilar no Carnaval 2012


Foto: EFE

Chamada de "diamante negro" pela imprensa de seu país, a Miss Universo diz que não se abala com o preconceito. "Felizmente o racismo não me atinge. Acho que os racistas precisam procurar ajuda, não é normal em pleno século XXI ainda pensarem nessa forma", disse. "Devemos todos nos respeitar, independente da raça, do sexo e do meio social."

Leila Lopes quer usar sua fama e beleza para lutar por causas sociais como o combate a AIDS. "Me sinto orgulhosa. Não pela minha beleza, mas porque minha beleza vai ajudar a todos. Vou lutar contra a AIDS, porque este é o principal projeto em Angola".

Fonte:http://odia.terra.com.br/portal/diversaoetv/html/2011/9/miss_universo_2011_e_vitima_de_racismo_nas_redes_sociais_191926.html

6 comentários:

  1. Achei a matéria importante, no sentido de mostrar como o preconceito existe e está aí, e a internet é mais um meio de dissemina-lo. A ferramenta de denúncia das redes sociais deve ser usada sim, como foi utilizada no caso da Miss! Acho que esse tipo de atitude (a denúncia) um ótimo exemplo de mobilização na luta contra a manifestação do preconceito. Infelizmente, ele está muito presente na sociedade, resta a nós lutarmos contra ele, seja na rua, na internet ou em qualquer meio de comunicação.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Evelyn, estou com você! É preciso dar visibilidade a este tipo de crime. O silêncio, e a privacidade dos perfis na internet, dão proteção aos criminosos. Sigamos vigilantes e não deixemos que o racismo se fantasie de brincadeira, nem mesmo no carnaval. Não falta é assunto para fazermos graça e seguirmos a vida com leveza e consideração ao outro. Abraços, Carrano

    ResponderExcluir
  4. O pior é que as pessoas fazem esse tipo de comentário e ainda dizem que não são racistas. Concordo com a Evelyn, temos que denunciar sim, em qualquer meio, para que todos se conscientizem que esse tipo de "brincadeira" não cabe mais em nossa sociedade. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. É lamentável esse tipo de "brincadeira" em pleno século XXI. Denunciar esses "brincalhões" é de extrema importância para a construção de uma sociedade menos preconceituosa.

    ResponderExcluir
  6. O mais impressionante disso tudo é que o fato é REAL e que episódios inadmissíveis como este continuam acontecendo de forma velada dentro da sociedade brasileira.

    Cristiane

    ResponderExcluir