quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Unesco e as Relações Étnico-Raciais

Pessoal,

Boa noite! Segue um post que requer um pouquinho mais de tempo e atenção para ser lido. Encontrei estas notícias bastante interessantes no site da Unesco. Eu não sabia, e acredito que muitos também não. 2011 foi eleito o ano internacional dos afrodescendentes, o que resultou em uma série de comemorações pelo país afora, como é possível ver neste link:


O site da Unesco também possui uma variedade de informações sobre relações étnico-raciais e sobre a história da África. Inclusive, foi elaborado um material que foi recentemente traduzido para o Português do Brasil e que está disponível online para download em formato .pdf, chamado 'Coleção História Geral da África', com oito volumes. Está disponível no seguinte link:


"(...)Além de apresentar uma visão de dentro do continente, a obra cumpre a função de mostrar à sociedade que a história africana não se resume ao tráfico de escravos e à pobreza. Para disseminar entre a população brasileira esse novo olhar sobre o continente, a UNESCO no Brasil, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad/MEC) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), viabilizaram a edição completa em português da Coleção, considerada até hoje a principal obra de referência sobre o assunto." (http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/special-themes/ethnic-and-racial-relations-in-brazil/general-history-of-africa/#c155008)

Seguem outros links que vale a pena conferir:

Relações Étnico-Raciais - Prevenção da discriminação no Brasil: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/special-themes/ethnic-and-racial-relations-in-brazil/


Um comentário:

  1. Paula! Que curiosidade legal,essa que você nos trouxe! não sabia e fiquei muito contente em descobrir! Como você sou disso?! Achei as atividade bem legais,como os filmes que foram passados em MG e as atividades promovidas na Bahia!

    ResponderExcluir